sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Parto Natural

Não costumo perder muito tempo a filosofar sobre o tema, mas quando muitas mulheres se juntam e uma delas está grávida, é inevitável estas questões virem ao de cima:
– Parto Natural vs Cesariana
– Epidural ou não
– Público vs Privado
– Hospital vs Casa
Enfim, sempre tive (e continuo a ter a mesma!) a minha opinião formada sobre este assunto e sobre como eu gostava (e gostei!) que fosse comigo.
Sempre quis que o meu parto fosse de cesariana! Enquanto estive grávida, todas as noites dizia ao André “Filho, no dia em que nasceres tens que ser amigo da mãe e fazer com que seja cesariana! Não te esqueças!” e ele, lindo lindo, no dia D susteve a respiração duas vezes e... cesariana!
Foi no público, não foi marcado, e fui a contar com o que tivesse que ser! Mas poderia muito bem ter sido marcado, no privado, em dia e hora à escolha!
Tenho horror à dor e também não me agrada o sítio que a mãe natureza escolheu para os bebés saírem de dentro de nós! Aliás, duvido que tenha sido a Mãe natureza a escolher, deve ter sido o Pai! Acho que para sermos mães, não temos que passar horas e horas à espera que o bebé esteja preparado para nascer, que a dilatação seja boa, aguentar as contracções, os toques, ... enfim, essas coisas todas.
Se me puder poupar à dor das contracções e a estar horas de perna aberta e a ter que levar umas tesouradas na menina, melhor! Se não, pronto, lá estarei pronta para dar o meu melhor! Mas atenção, que gritarei a bom gritar!!!
Esta é a minha opinião!
Nunca a impus a ninguém!
Não a acho melhor, nem pior que a de ninguém!
É a minha e reflecte a minha maneira de ser e de estar!
Por isso mesmo, também não gosto que a critiquem e minimizem perante outras opções de viver e sentir a maternidade no dia do parto!
Pessoalmente, não me parece que ninguém seja melhor ou pior mãe por ter sentido mais ou menos dores! Por ter sido parto normal ou provocado! Com epidural ou sem! Em casa ou no hospital! Por ter levado mais ou menos pontos!
Não é mais nem menos mulher que as outras!!!

2 comentários:

Sara SC disse...

Concordo plenamente ctg!! Aliás, o ditado popular diz: parir é dor, criar é amor...pelo q é mais q certo q ng é melhor mãe por ter tido todas as dores e mais alguma durante o parto!
Eu n sou mãe e confesso q tb nunca me dediquei mt a pensar em como gostaria q fosse o parto no caso de algum dia o vir a ser!! Mas acho q são decisões de cada mulher q n dizem respeito a mais ng!!

Unknown disse...

Concordo contigo, até porque todas as etapas de um parto normal são dolorosas, até à abençoada epidural... como eu costumo dizer é passar directamente do inferno para o céu! Também não vale a pena pensar muito nisso porque raramente a escolha é nossa, por isso se for normal, fixe, se não for, fixe tanbém... o que se quer é que ambos fiquemos bem... certo!