sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Frontalidade

Se há coisa que me irrita em certas pessoas é a “frontalidade”!
Não a frontalidade de nos dizerem o que pensam, em vez de andarem a cochichar nas nossas costas, de expor sem medo ideias, ideais, sonhos e emoções... mas aquela “frontalidade” que é usada como bandeira de virtude e integridade pelos pseudo-detentores da verdade absoluta e como desculpa para se dizer tudo e mais alguma coisa, sem se olhar a crenças, convicções e a sentimentos.
E tira-me realmente do sério, aquela “frontalidade” que é bombardeada de forma abrupta e num tom de voz agressivo e elevado.
Para mim isso não é frontalidade!
É falta de educação e de respeito pelos outros!
Digam o que disserem, há coisas que são só para serem pensadas e outras há que são para serem frontalmente ditas com algum cuidado, de forma correcta, expondo o seu ponto de vista claramente (sem cinismo!) e sem interjeições diminutivas associadas.
Há outras que são mesmo para serem ditas à bruta!
Estamos chateados e/ou não gostamos daquela pessoa e tal, enfim o que for, e mandamos cá para fora o que nos vai na alma, emoções, frustações, ressentimentos, o que quiserem... não tem mal nenhum, mas aqui não estamos a falar de frontalidade, estamos perante confrontos, desabafos, devaneios...
As restantes, desculpem-me os “frontais”, mas já se incluem no grupo da agressividade, da ignorância e da falta de civismo!

Também me irritam pessoas que falam com extrema calma e muito baixinho... mas isso fica para outro post!

3 comentários:

Gonçalves disse...

Ora nem mais. Em relação ao último parágrafo, faz-me lembrar o sr psicólogo que vai á seg-feira à sic falar sobre crianças. Pode ter toda a razão do mundo mas irrita e muito, xiiiça!

Sara SC disse...

Carlinha, n vais acreditar mas há uns tempos estive a falar com um amigo precisamente sobre isto e andava a matutar um post sobre o assunto! :D
Concordo plenamente ctg!! Hoje em dia confunde-se facilmente má-educação com frontalidade, ou melhor, encobre-se má-educação sobre essa nobre fachada da frontalidade!! Essas pessoas enojam-me especialmente pq sinto q no fundo se mascaram dessa virtude que é a frontalidade p serem más e magoarem os outros!!
ps - fico à espera do outro post sobre pessoas que falam com extrema calma e muito baixinho (conhecemos alguns exemplos em comum, n?? :P)

ccunha disse...

Xiii oh Gonçalves é mesmo esse o tipo!
Hehehehe
Dá-nos cabo dos nervos, não é?

Sarita, hehehehe, tenho que me inspirar para escrever sobre esse tema! Tem que ser uma coisa bem trabalhadinha...