quinta-feira, 3 de abril de 2008

Anorexia

Estou sem palavras.
Tenho uma amiga que neste momento está a atravessar uma fase muito complicada da sua vida. A sua filha de 11 anos encontra-se internada com uma anorexia nervosa extremamente grave! Há algum tempo que esta situação se arrasta e já não é a primeira vez que a menina fica internada! Uma rapariga super inteligente, bonita e elegante que por causa de caprichos e comentários das amigas e dos colegas da escola, se vê agora encurralada e refém das manhas e psicoses desta terrível doença.
Ontem, por sugestão da equipa médica que está agora a acompanhar a sua filha, esta mãe pediu-me para procurar na internet, blogs e fóruns de discussão onde pudesse contar o caso da sua filha e do péssimo acompanhamento e tratamentos a que foi sujeita por uma médica particular supostamente especializada nestes casos.
Nem sei como passar para aqui por palavras, as coisas horríveis que li, as imagens que vi, enfim, tudo aquilo que senti ao passar pelas dezenas de blogs de raparigas que fazem tudo por tudo para ficarem cada vez mais magras, que tratam estas doenças por ANA e por MIA (anorexia e bulimia) como se estas fossem as suas melhores amigas, que por cada novo osso que surge à vista reagem como se de um troféu se tratasse, algumas mal conseguem andar e respirar mas que acreditam que é tudo por uma boa causa, cujo lema de vida é algo como: "mais vale morta mas magra, do que estar viva e gorda"!!! Outras há, que têm consciência do mal que estão a fazer a si próprias, mas que por outro lado não conseguem deixar de o fazer compulsivamente, como se de uma droga se tratasse!!! Muitas felizmente conseguiram ultrapassar o problema, e agora tentam com o seu testemunho dar força e ajudar quem se encontra ainda doente.
Um verdadeiro pesadelo!!!
Para todos os interessados, quer para aqueles ou aquelas que passem por esta tortura, quer para aqueles ou aquelas que tenham conhecimento de alguém que necessite de ajuda aqui ficam contactos fundamentais:

Hospital de São João (Porto) – 225 512 100
Hospital da Universidade de Coimbra – 230 400 400
Hospital de Santa Maria – 217 805 200
Associação de Familiares e
Amigos de Anoréticos e Bulímicos – 222 000 042

Sem comentários: